top of page
Buscar
  • Foto do escritorThainá Espinola

Recouro e o potencial da inovação no setor de tecnologia de materiais.




O setor industrial, seja ele qual for, sempre está buscando novas soluções para o mundo fabril. Para um produto surgir no nosso cotidiano, existe um longo processo de fabricação que precisa ser desenvolvido e ajustado para que esse produto vá para o mercado.


Os materiais são parte essencial de um processo produtivo, sem conhecimento ou existência de um material adequado, processos e produtos podem ser inviabilizados. Desta forma a inovação no setor de materiais se torna questão de sobrevivência numa indústria que sempre busca melhorias e novidades.



Como surgiu o recouro?


No Brasil, segundo documento publicado na Biblioteca digital da câmara dos deputados em 2007, o processamento de 1 tonelada de peles salgadas produz de 200 a 250 kg de couros acabados e 600 kg de resíduos sólidos, apresentando um baixo rendimento médio (22,5%) e alto potencial poluidor (Ganem, 2007).


O recouro foi desenvolvido como uma alternativa para o lixo residual do curtume de couro natural produzido no Brasil.



Fibras de couro residuais do processo de curtume


O que é Recouro?


Em resumo, o Recouro é uma espécie de “MDF de couro” onde essas fibras de couro anteriormente descartadas são processadas e reconstituídas por meio de aditivos químicos, formando uma espécie de manta composta de 70 a 80% de couro.



Fibras de couro trituradas com aditivos químicos, manta formada depois das fibras serem prensadas.


Utilizado em diversos produtos, o recouro pode ter além de diferentes espessuras uma grande variação de texturas e acabamentos, esses impressos e estampados ou pintados na manta já conformada.


Amostras de recouro do fabricante Solus



Como é utilizado no setor moveleiro?


O produto pronto é utilizado em diferentes indústrias, da calçadista e moveleira. O recouro e suas variedades conseguem satisfazer essas e outras variadas finalidades.

No setor de mobiliário o recouro é usado em diferentes formatações, seja em manta, em tiras ou cordão, utilizada não só como elemento estético, mas também funciona muito bem como material estrutural de muitas dessas peças.


O recouro além de ser uma alternativa mais sustentável em relação ao couro natural ele permite melhor aproveitamento industrial por ter uma metragem linear em rolo, possibilitando que projetos já sejam pensados no aproveitamento do m², coisa que não é tão fácil com couro natural que tem o m² não linear, pois cada pele tem um formato pela natureza de cada animal em que aquele couro tenha sido extraído.



Produtos revestidos ou estruturados em recouro pela AdmMóveis


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page