top of page
Buscar
  • Foto do escritorThainá Espinola

Como criar conceito irresistível para uma coleção de mobiliário

Planejar e desenvolver uma coleção de produtos é uma tarefa complexa mas muito importante para qualquer marca e empresa que deseja se destacar no mercado, hoje em dia os consumidores e também lojistas buscam muito mais do que comprar um produto, as pessoas esperam adquirir uma experiência de compra e principalmente uma experiência de uso.



Muito se fala no meio digital da UX ou User experience como o campo do conhecimento destinado a promover a melhor experiência de uso de produtos e serviços. Visto de um panorama mais amplo a experiência do uso de um produto, por mais incrível que pareça, não começa no uso, as impressões que os usuários (clientes finais ou lojistas) terão de um produto começa desde o processo antes da compra!


É aí que entra o trabalho do profissional de design e de marketing no desenvolvimento de coleções que norteiam a criação de produtos.



Para que servem as coleções?


As coleções ditam além dos aspectos visuais, sensações, humores, e sentimentos que se pretende despertar. A promoção dessas impressões e sentimentos ajudam a incentivar o desejo sob os produtos e consequentemente o desejo de compra.


Não foi diferente com a coleção Refúgio, desenvolvida para a ADM Móveis em 2021 para lançamento dos produtos de 2022. O conceito da coleção foi todo pensado na busca de sensações e despertar de sentimentos na intenção de encantar não só o consumidor final, como também profissionais que fazem o intermédio do produto, como arquitetos, designers de interiores e os lojistas.



Para desenvolver um conceito de coleção é preciso entender primeiro para quem que se está trabalhando, quem é a empresa e quais as necessidades e anseios que desejam atingir com aquele lançamento.


Com essas informações é possível descrever essa coleção em algumas características e adjetivos desejáveis, no caso da coleção refúgio, os adjetivos escolhidos inicialmente foram: Natural Aconchegante, Valorização das texturas, Minimalismo e Tranquilidade.







Com os painéis dos conceitos montados é possível reunir as informações visuais desejadas para a coleção, o que norteia a própria criação dos produtos. Além dos painéis semânticos é possível produzir outros tipos de materiais auxiliares para fortalecer o conceito, como vídeos, aromas, amostras físicas de materiais e por aí vai.


Muitas vezes esses materiais são utilizados não só para a equipe de criação, também para apresentar o conceito e coleção para outros setores que se envolvem na produção e venda dos produtos, como equipe comercial, financeiro, industrial, marketing e terceirizados.



Depois de criado, onde esse conceito é utilizado?


A resposta mais simples é, em tudo!


O conceito da coleção serve para toda a produção de material de marketing dentro e fora das redes sociais, além de agregar valor no próprio produto, dando argumentos para a equipe de vendas, possibilitando que os produtos sejam melhor compreendidos não só por quem vende, mas também por quem indica e quem compra.



No caso da coleção refúgio todo o material de lançamento da coleção foi trabalhado em cima desse conceito, tanto nas redes sociais, quanto no material enviado para vendedores e representantes explicando novos tecidos, acabamentos; Além do Stand na feira ABIMAD, projetado dentro desses mesmos parâmetros.



convite para evento de lançamento


Criar uma coleção nunca é uma tarefa simples, exige esforço e muito estudo, mas hoje para diferenciar produtos no mercado é necessário fazer o produto e a marca ter valor e não apenas preço.


Agora vc ja sabe como começar um conceito e uma coleção, é só colocar a mão na massa!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page